![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0VD0enr7csLrVzNM94lwY_9yR-LzfxoS8Bh8J3coOA4h2oNAxlDBYrtEHgliaNNV1Xu-CVUBGMtgq1N2KN32qF_j9ZLP92-bQuMs2zCIHYrR43_e8S_Rngqw36O5JXtYhNM_M7PTqtd_Z/s320/scub_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3m2mbgF-71HNZHUeM6cdDtUNqjeMUXUolf5INjrWLuhbzOg2eiiBcQHSv5cVQoWJghn8j5yCfIcCpCz3oq6xz1B6STxk8iTvD_20uDXzcafsNf83jtkZnRJ51tXZUhSu4FnOafboeN0Re/s320/fs9+2011-06-07+14-06-30-32.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggLhSQAT3Z6nlU3qv0et2XkbgxpQtiD1WZKTLtGhu0yuuha0nMAK4G-tFwiX4pLnlouBuEVnRr2WYMz0wYL0ht1N0CXSr6pu2wRbS_vVVwRi_oMcgUVDr6TFMooFN5MtJ1rLTl-YMgur6I/s320/01.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmiCwRqVxDTepfAw8N2hhFz0Gn2V4t4qwe2590tyyI6B_FxOdQYYtY8BCdc6kSwsg5d029tfSVBWlh0ONA20gVzHNN3fhYBaobpljEKgqRrOvAM3YUospxZ9wbmi0gl_xdN3fgq3IyokAR/s320/14.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAAxVi3t6hfiPeZwizdkY2Gjxzy7GBChSG8plk-_wH6GLRTZm4EwOXgnFoDDLKA3bADEh-OrbvytZY5HEK53OTvxF4xQxHbAB7wyVhB7QiDTGunKhZm7cxSOlvgvDg_HjemDsbnwkUBmwg/s320/12.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiALF-ZPPscG4mDOLiHSnLJP-31-MnA6WJcv_XY4X1Kh8vosukwejRtWcO6G_hUEa-hSxjDsvE0lz5Ikucxsa0rc3wwoT95WRnzEbQT3dF3v60rSIlfKhxgT6VSF5IeRnaC3RKRW2mKj2uN/s320/08.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpb5qU6u-76N4WA4LkBp4_pUwwlvGPabadpaymlh8X2dVd5NV2HPO4LZJxjv8ypnnYthIg7SwucTIuZC1awQbs7pKrqz2gLf-8EfomNf-gwNrUO3nELqZbKUO7a9GweStnAvNUwHnHNGt7/s320/07.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmEkrLD108Y_25-mAVcpm81AjeVj8G4FPjssgiGvVoSVXnizI5ouKKb0vX4iMgUOUrVLKnLfzM24yeI_qbqgkIeUPQFm12yXdupswOZ5k1TOSXd8t-F-mY2YeKszzXXfqTKJ2cc5enL0GE/s320/05.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDokL4aeGqnk6_bmmByA59jZ0l7DqwBB4GYcJvxaEceFOsyFbCVH1Bv_VP9DCWn2swhzzh11Hxi48DGSMNPcexVKdaz1IDgTbL4sx4eB0H5oTaLPNGogwk73slJ42LYLnmtTBKxeD3KUqQ/s320/04.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmGN6VGYZ3agF0A2etrEjqEoN74ttX4af550pQdX8MuZAwg7CPU-yZjv46lHjtqEDl534ut5zGhZRiX4hig2OJmhVDUN4Eeg34j6ME7BeMWGhnlAw4v730GxawYEk0K_GpkwDkv6dJp7jF/s320/03.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEVrjC4coy80SSQPrzkb4WeH32j8oJjHVI8_a8jv6-uc4wVUohaBKUegiscehyphenhyphenG1wmz_ZZoqpvTZ7cd75DTgxsXI-hW9iOyHemNZdUA279x2_Ehdn7ot3K6RoG3jLF3Va5X9j7FxIcJLnv/s320/02.jpg)
O Piper PA-18 é um avião monomotor, com trem de aterragem fixo, roda de cauda, asa alta, bilugar, que possui dois assentos na maioria das configurações.
Construiram-se mais de 2 unidades deste modelo. Ideal para recreio, muitos aeroclubes são possuidores deste tipo de aparelho. Militarmente, foi utilizado pelos Forças Armadas dos Estados Unidos, a partir de 1943, no Norte de África e na Europa como avião de ligação e na correcção de tiro da artilharia.
Em 1949 foi construída uma nova versão, o PA-18-90 Super Cub com um motor de 105 Hp. Nos anos 80 apareceu a ultima versão a ser produzida, o Piper PA-18-150 Super Cub
Um modelo em que lhe foram montados flutuadores ficou conhecido como o PA-18S.
Portugal
Brasil
Uma versão mais antiga, o J-3, bastante mais modesta, sem flaps, com motor de apenas 65hp, capot recortado e cabeças dos cilindros aparentes, foi empregue em combate pela Força Expedicionária Brasileiradurante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A 1ª Esquadrilha de Observação e Ligação (1ª ELO) apoiava à Artilharia Divisionária brasileira através de vôos de observação utilizando aeronaves Piper Cub.
Sua principal função era a correção de tiro de artilharia, além realizar observações da linha inimiga. O Piper Cub era uma aeronave desarmada, sem blindagem e de pouca velocidade, sendo o fogo antiaéreo inimigo um problema constante para os pilotos.
Foi substituído no final da década de 60 pelo Neiva Regente.
Fabricante | Piper Aircraft Corp/USA |
Entrada em serviço | 1949 |
Missão | Observação aérea e ligação |
Tripulação | 1 piloto |
Dimensões | |
---|---|
Comprimento | 6,86 m |
Envergadura | 10,72 m |
Altura | 2,79 m |
Área (asas) | 16,42 m² |
Peso | |
Peso total | 422 kg |
Peso bruto máximo | 790 kg |
Propulsão | |
Motores | 1 x Lycoming =-290-D2 de 4 cilindrosb |
Força (por motor) | 135 hp kN |
Performance | |
Velocidade máxima | 215 km/h |
Alcance | 735 km |
Teto máximo | 5750 m |
Aerosoft - Piper Super Cub (PA 18)
Nenhum comentário:
Postar um comentário